MINI Z slot - O Conceito MINI Z Slot

A designação MINI Z foi adoptada para os Slot Cars, através da marca Japonesa KYOSHO.
Esta marca criou e lançou no mercado um modelo de Rádio Control, que baptizou de 
MINI Z. O sucesso ao longo dos anos tem sido enorme, tendo o nome do produto, MINI Z ultrapassado a marca que o fabrica. O conceito tem dois pontos relevantes: 
- a escala do modelo, que é 1:28.
- a forma fácil e imediata de colocação da carroçaria no chassis.
As várias carroçarias fabricadas pela marca são colocadas nos chassis sem ser necessário cortar, alterar, adaptar ou colar a mesma. Existem hoje mais duas marcas a fazer carroçarias desta escala, com o mesmo sistema, a TRP Scale e a IWAVER.
Nos slot cars a primeira marca a fabricar um chassis com este conceito foi a PN Slot de origem americana. O chassis da escala 1:28, foi pensado para adaptação directa das várias carroçarias Kyosho com ligeiras afinações. 
Existem neste momento no mercado duas marcas de slot, que fabricam os chassis com o conceito MINI Z. Existe uma terceira marca que adaptou um dos seus chassis 1:24, e que no nosso entender não preenche por inteiro o conceito nem nos dois pontos relevantes deste sistema. Existem várias marcas de chassis 1:24 no mercado que adaptam carroçarias 1:28 sem o conceito MINI Z slot.







AS DIFERENÇAS ....


Na parte lateral da carroçaria devem ser retiradas as peças originais, colando e adaptando as peças metálicas dos chassis 1:24. Dificilmente de conseguirá recolocar as peças originais.
A frente do encaixe da carroçaria MINI Z tem que ser cortada de forma irreversível. Depois de cortada para poder montar o chassis 1:24 nunca mais pode ser reposta. 
A carroçaria depois de ser adaptada ao chassis 1:24, nunca mais poderá ser montada num chassis MINI Z slot.